domingo, 7 de junho de 2009

Porto Alegre + Cycle Chic

Os gaúchos amam a sua Capital, Porto Alegre, e os motivos são evidentes. Porto Alegre, apesar de ter o corpo de uma metrópole e uma população de espírito cosmopolita, faz questão de manter o clima de uma província para a sua vida cotidiana.









Porto Alegre é realmente demais. A cidade está entre as cidades mais arborizadas do mundo, com mais de um milhão de árvores, 409 praças, reserva biológica, nove parques urbanos e a maior concentração de pássaros do país. Localiza-se no centro do Mercosul, posição considerada privilegiada em relação a outras cidades brasileiras, bem como possui afinidade cultural, comercial e idiomática com os países do Prata, fato relevante na integração do Estado ao Mercosul.




Nos últimos anos, porém, o trânsito na cidade está caótico. Há um claro excesso de veículos e as vias não comportam estrutura adequada para fazer circular a malha rodoviária da cidade. Os transtornos para deslocamento são diários e, em especial, nos horários considerados de pico.

Além dos complicados retornos e desvios necessários para a circulação em determinadas áreas da cidade, trajetos relativamente curtos têm custado longos momentos de espera para que possam ser percorridos.

A população em geral, tanto condutores como passageiros do sistema público de transporte, têm enfrentado cotidianamente atrasos em seus compromissos profissionais e pessoais devido às precárias condições de circulação do trânsito de Porto Alegre.


Somado ao bem-estar pessoal, ao lazer e aos cuidados com a saúde, praticar ciclismo urbano ainda contribui fortemente com a redução e qualidade do trânsito de nossa cidade.

O meio-ambiente se benefícia em larga escala todas as vezes que uma pessoa troca seu carro por uma bicicleta.

A experiência de ser "apresentado" à Porto Alegre através de um revelador passeio de bicicleta pode ser, de fato, surpreende. É incrível os detalhes que deixamos de perceber e viver em quando estamos envolvidos com o nosso deslocamento a partir de outros meios.


Eu garanto que a sensação de desbravar a nossa cidade, mesmo que rotineiramente, com uma bicicleta proporciona momentos de puro deleite ao se observar pessoas, casas, ruas e prédios. Ajuda a cidade e ajuda à alma.


Seja mais um ciclista urbano em Porto Alegre!

Nenhum comentário:

Postar um comentário