Porto Alegre é realmente demais. A cidade está entre as cidades mais arborizadas do mundo, com mais de um milhão de árvores, 409 praças, reserva biológica, nove parques urbanos e a maior concentração de pássaros do país. Localiza-se no centro do Mercosul, posição considerada privilegiada em relação a outras cidades brasileiras, bem como possui afinidade cultural, comercial e idiomática com os países do Prata, fato relevante na integração do Estado ao Mercosul.
Nos últimos anos, porém, o trânsito na cidade está caótico. Há um claro excesso de veículos e as vias não comportam estrutura adequada para fazer circular a malha rodoviária da cidade. Os transtornos para deslocamento são diários e, em especial, nos horários considerados de pico.
Além dos complicados retornos e desvios necessários para a circulação em determinadas áreas da cidade, trajetos relativamente curtos têm custado longos momentos de espera para que possam ser percorridos.
A população em geral, tanto condutores como passageiros do sistema público de transporte, têm enfrentado cotidianamente atrasos em seus compromissos profissionais e pessoais devido às precárias condições de circulação do trânsito de Porto Alegre.
Somado ao bem-estar pessoal, ao lazer e aos cuidados com a saúde, praticar ciclismo urbano ainda contribui fortemente com a redução e qualidade do trânsito de nossa cidade.
O meio-ambiente se benefícia em larga escala todas as vezes que uma pessoa troca seu carro por uma bicicleta.
A experiência de ser "apresentado" à Porto Alegre através de um revelador passeio de bicicleta pode ser, de fato, surpreende. É incrível os detalhes que deixamos de perceber e viver em quando estamos envolvidos com o nosso deslocamento a partir de outros meios.
Eu garanto que a sensação de desbravar a nossa cidade, mesmo que rotineiramente, com uma bicicleta proporciona momentos de puro deleite ao se observar pessoas, casas, ruas e prédios. Ajuda a cidade e ajuda à alma.
Seja mais um ciclista urbano em Porto Alegre!
Nenhum comentário:
Postar um comentário