domingo, 26 de julho de 2009

Ciclistas vão pedalar mil quilômetros no Estado

Que tal pedalar mil quilômetros – mais exatamente 1.016 quilômetros – em 75 horas no auge do inverno gaúcho? Além do frio, esteja preparado para enfrentar dores, problemas mecânicos e o que é considerado talvez o pior inimigo neste tipo de desafio, o sono.
Este é o plano de pelo menos 51 ciclistas de Rio Grande do Sul, Santa Catarina, Paraná, São Paulo, Rio de Janeiro e Distrito Federal pré-inscritos para uma prova de resistência com largada em Santa Cruz do Sul, no Vale do Rio Pardo, às 3h30min do próximo dia 30 de julho. Os participantes terão até as 6h30min do dia 2 de agosto para concluir a jornada.
Dez medalhas do Audax Club Parisien estão reservadas para os pré-inscritos que completarem o randonnée de mil quilômetros de Santa Cruz do Sul
O percurso será divulgado nos próximos dias pela organização do evento, promovido pela Faccin Adventure, de Santa Cruz do Sul. Inédita no Brasil, a prova confirma a vanguarda do Estado em ciclismo não-competitivo.
No jargão dos mais chegados às magrelas, a iniciativa é chamada de Audax, como se tornaram conhecidas as provas de resistência com origem na França popularizadas no Rio Grande do Sul nos últimos cinco anos. Trata-se, porém, de um randonnée (pronuncia-se randonê), como foram, aliás, praticamente quase todos os Audax ocorridos por aqui. No randonnée, o ciclista segue sozinho. No Audax, em grupo, acompanhando o ritmo de um líder.
A medalha das medalhas
O randonnée de mil quilômetros de Santa Cruz do Sul terá quatro etapas, sendo a primeira, de 420 quilômetros, a mais longa. A segunda terá 225 quilômetros, a terceira, 178 quilômetros, e a quarta, 193 quilômetros. As inscrições estão abertas e podem ser feita até o próximo dia 23, mas, atenção. Além da indispensável e considerável vontade de pedalar, para estar entre os que darão a largada é preciso ter um brevet – o documento que comprova a conclusão deste tipo de prova – de 600 quilômetros. A última oportunidade de conquistar o papel antes da aventura no Vale do Rio Pardo será em Curitiba (PR), nos dias 17, 18 e 19, onde haverá um Audax – ou randonnée, para ser mais exato – na distância exigida.Dos 51 pré-inscritos, 39 já têm o brevet nas mãos.
Entre eles está Luiz Faccin, dublê de empresário e ciclista e organizador da prova. Faccin acredita que a adesão ao evento deverá aumentar depois dos 600 de Curitiba. Ainda assim, Faccin está cauteloso quanto ao número de ciclistas que conseguirão completar os mil quilômetros. Até o momento, ele dispõe de 35 medalhas para afixar na camiseta daqueles que cumprirem o dever – vale ressaltar, no entanto, que Faccin garante que ninguém ficará sem medalha. Das 35 peças, 10 delas serão as mais cobiçadas: foram confeccionadas pelo Audax Club Parisien (ACP), a instituição que homologa os brevets emitidos mundo afora. Ou seja, são consideradas originais, ou de marca. Estas medalhas já têm dono. A organização decidiu que serão distribuídas entre os pré-inscritos que concluírem a prova, priorizando a ordem de adesão ao randonnée.

Família unida pelo rítimo e pelas rodas*

O maninho caçula acompanha a trupe no passeio.

Bicicleta é o meio de transporte mais rápido nas ruas de Porto Alegre

Ciclistas do Parque Moinhos de Vento







Colaborador de Final de Semana

O Porto Alegre Cycle Chic contou com ilustre participação neste final de semana!

Avenida Goethe

Reunião descontraída de um grupo de amigos e ciclistas diários.

De Geração para Geração*


[Parcão]
Quando a bicicleta já faz parte do dia-a-dia dos pais, a família inteira a adota como meio de transporte!

Cycle Chic Mirim*












[Parcão]
As crianças dão um show de desenvoltura pelo Parque Moinhos de Vento.

sábado, 25 de julho de 2009

Rua Vasco da Gama



Mais um ciclista de final de semana curtindo o fim de tarde pelo Bom Fim.

A ciclofaixa criada em 2001, chamada Caminho do Parques, que conectava o Parque Moinhos de Vento até à orla do Guaíba foi desativada. Embora nunca tenha sido integralmente respeitada pelos motoristas de automóvel, tampouco tenha a autoridade pública fiscalizado o trânsito da área, ainda era uma via um pouco mais segura para os ciclistas e uma excelente opção de passeio.

Porto Alegre perde em alternativas para o seu trânsito caótico, opções de lazer e turismo para seus cidadãos e a chance de adotar mais medidas para a atenção com o meio ambiente.

sexta-feira, 24 de julho de 2009

Porto Alegre Urban Cycling


" A city is far more alive when you are alive in it, on a bicycle.
Your fellow citizens are in motion.
You see them interacting with each other in the most human way possible.

And they see you."

segunda-feira, 13 de julho de 2009

Change your life. Ride a Bike!

Esse é o título de um dos meus blogs favoritos.

A foto abaixo foi descoberta pelo grupo organizador do blog através do flickr.
Demais!!

Foto de Jef Poskanzer

sábado, 4 de julho de 2009

Pela existência de Bicicletários e Paraciclos seguros e bem localizados!

Quanto tempo será que dura uma bicicleta estacionada desta maneira, em plena Esquina Democrática, um dos lugares mais movimentados de Porto Alegre, destacada pelo palanque amarelo?



Apesar da bela imagem acima, feita a partir da mesma Esquina Democrática, algumas inquietações: como, afinal, propôr soluções alternativas para o trânsito caótico e para a renovação do turismo em Porto Alegre; como, ainda, incentivar a preservação do meio-ambiente, os cuidados com a saúde física e a valorização do nosso centro urbano e histórico se não há a menor atenção ao número crescente de ciclistas em nossa cidade?

Rua 24 de Outubro

[Moinhos de Vento]
Um rotina informal e uma cestinha improvisada!

Rua 24 de Outubro

[Moinhos de Vento]
Em plena manhã ensolarada de sábado, deparo-me com mais um ciclista urbano em grande estilo e - super importante - de capacete!